Pedro Pereira

Segurança da informação, Linux, tutoriais, consultoria e outras coisas que podem te ajudar!

Configuração de roteadores Cisco



Um roteador, ou router, nada mais é que um computador especializado em realizar uma tarefa específica. Neste caso, o roteador é especializado em interconectar redes. Sejam redes a quilômetros de distância ou duas redes no mesmo prédio: o roteador define como chegar de uma rede à outra, define quais rotas o pacote pode pegar e também faz um filtro de pacotes (através das ACL‘s) básico, para controlar o acesso.

A Cisco Systems é hoje a maior fornecedora de equipamentos de rede do mundo. Fundada em 1984 por Len Bosack e Sandy Lerner, a Cisco Systems produz diversos equipamentos de rede para finalidades distintas: roteadores, switches, telefones IP, etc., atendendo desde redes pequenas e bem simples, até redes de grandes provedores e companhias telefônicas (como a Telefônica, por exemplo). Atualmente, também está entrando no mercado doméstico através da aquisição da Linksys e das câmeras Flip.

Neste post vou te ensinar a fazer a configuração básica de um roteador Cisco. Coisas como definir hostname, descrição de uma determinada interface, configurar endereços IP’s, etc., que você deve sempre saber de cór e salteado. Além disso, grande parte do que explico aqui é tópico na prova Cisco CCNA.

Como obter ajuda rapidamente no IOS

Enquanto você está executando os comandos é natural que dúvidas em relação à eles surjam: pode ser que você esqueça qual parâmetro realiza alguma tarefa, pode ser que você simplesmente esqueceu qual a sintaxe de um comando específico. Ou então, você quer saber quais os comandos disponíveis em um determinado contexto de configuração. Vou dar uma rápida descrição aqui de como se virar nessas situações.

Para verificar quais comandos você pode executar em um determinado modo do IOS, basta pressionar a tecla “?” uma vez para que todos os comandos sejam listados junto com uma breve descrição de sua função:

Osiris#?
Exec commands:
access-enable    Create a temporary Access-List entry
access-profile   Apply user-profile to interface
access-template  Create a temporary Access-List entry
alps             ALPS exec commands
archive          manage archive files
audio-prompt     load ivr prompt
bfe              For manual emergency modes setting
call             Load IVR call application
cd               Change current directory
clear            Reset functions
clock            Manage the system clock
configure        Enter configuration mode
connect          Open a terminal connection
copy             Copy from one file to another
debug            Debugging functions (see also ‘undebug’)
delete           Delete a file
dir              List files on a filesystem
disable          Turn off privileged commands
disconnect       Disconnect an existing network connection
elog             Event-logging control commands
enable           Turn on privileged commands
–More–

Note o “–More–” no fim da listagem. Isso indica que, por motivos de espaço na tela, nem todos os comandos foram listados ainda. Para continuar vendo as opções, pressione a barra de espaço. Semelhante aos comandos “more” e “less” do Linux/UNIX.

Agora que você já descobriu o comando que quer usar, como verificar quais as opções que ele suporta? Basta digitar o comando, um espaço e a “?” novamente. Por exemplo, o comando “ip”. Para verificar quais as opções que ele suporta, você faz o seguinte:

Osiris(config-if)# ip ?
Interface IP configuration subcommands:
access-group        Specify access control for packets
accounting          Enable IP accounting on this interface
address             Set the IP address of an interface
audit               Apply IDS audit name
auth-proxy          Apply authenticaton proxy
authentication      authentication subcommands
bandwidth-percent   Set EIGRP bandwidth limit
bgp                 BGP interface commands
broadcast-address   Set the broadcast address of an interface
cef                 Cisco Express Fowarding interface commands
cgmp                Enable/disable CGMP
directed-broadcast  Enable forwarding of directed broadcasts
dvmrp               DVMRP interface commands
hello-interval      Configures IP-EIGRP hello interval
helper-address      Specify a destination address for UDP broadcasts
hold-time           Configures IP-EIGRP hold time
igmp                IGMP interface commands
inspect             Apply inspect name
irdp                ICMP Router Discovery Protocol
load-sharing        Style of load sharing
mask-reply          Enable sending ICMP Mask Reply messages
–More–

Novamente, note o “–More–” no final da listagem. Ainda há mais opções do que as exibidas nesta primeira listagem. Lembre-se sempre disso!

Uma última dica é o auto-complete de comandos. Esta funcionalidade do IOS completa a digitação de comandos automaticamente para você, poupando um pouco de digitação. Por exemplo, se você digitar apenas:

Osiris(config-if)# ip add<TAB>

Ele irá completar a digitação para:

Osiris(config-if)# ip address

E você pode digitar apenas os parâmetros que não podem ser completados automaticamente. Vale lembrar que esta funcionalidade só pode ser utilizada quando não há ambiguidade no nome dos comandos. Por exemplo, se houverem dois comandos diferentes (dentro do mesmo contexto) que comecem com a letra “c”, você precisa digitá-los até o ponto em que eles são diferentes e aí sim pressionar a tecla TAB para que o auto-complete funcione corretamente.

O assistente de configuração inicial

Se esta é a primeira vez que você está ligando o roteador, ou se você ainda não tem uma configuração salva (mesmo que já tenha utilizado o dispositivo anteriormente) o IOS irá perguntar se você deseja utilizar o assistente de configuração (chamado por ele de initial configuration dialog). Particularmente, não sou muito fã deste assistente não. Ele é um pouco complexo e deixa de oferecer várias opções interessantes de configuração.

Recomendo que você responda que não quer utilizar o assistente para configurar o roteador (respondendo “no” na pergunta e pressionando enter):

% Please answer ‘yes’ or ‘no’.
Would you like to enter the initial configuration dialog? [yes/no]: no

Depois é só teclar enter mais uma vez e você entrará no modo usuário e já pode começar a configuração do roteador.

Modificando o hostname

O hostname que você configura direto no roteador tem relevância apenas localmente, ou seja, outros roteadores na sua rede não poderão se referir ao seu roteador pelo nome que você definir através do comando “hostname”. Para que seja possível definir um nome com relevância global (permitindo que outros roteadores utilizem o nome escolhido para a comunicação com este roteador) você deve alterar a zona correspondente no seu servidor DNS.

Para configurar o hostname, você deve acessar o seu roteador (se você ainda não configurou a senha para o telnet, você poderá apenas acessá-lo através do console. Mais adiante neste post você irá aprender a definir todas as senhas necessárias para acessar o dispositivo através da rede) e ir para o modo de configuração:

Router> enable
Router# configure terminal
Enter configuration commands, one per line.  End with CNTL/Z.
Router(config)#

O comando “configure terminal” o levará para o modo de configuração global do IOS. Aqui você pode alterar todas as configurações do sistema, por exemplo, definir os IP’s das interfaces, habilitar/desabilitar interfaces, definir rotas, configurar protocolos de roteamento dinâmico (como RIPv2, OSPF, etc), definir banners, etc.

Estando no modo de configuração, execute o seguinte comando para definir o hostname:

Router(config)# hostname NomeDesejado

Por exemplo,

Router(config)# hostname Osiris
Osiris(config)#

Note que, logo após você modificar o hostname, ele já passa a ser utilizado no prompt. Porém, não se engane: se você reiniciar o roteador agora o nome “desaparecerá”. Para que o nome fique configurado permanentemente no roteador, você deve salvar as configurações. Veremos como fazer isso mais adiante no post.

Configurando o servidor DNS

No IOS, você pode utilizar servidores DNS para que o roteador seja capaz de resolver nomes de domínio. Essa configuração é simples, porém é muito importante e pode ser de grande ajuda quando você está realizando testes de conectividade. Como em qualquer sistema operacional moderno, você poderá especificar um ou mais servidores DNS que serão consultados pelo roteador.

Para fazer a configuração, você irá utilizar o comando “ip name-server” no modo de configuração global:

Osiris(config)# ip name-server 8.8.8.8

Se você deseja configurar mais de um IP:

Osiris(config)# ip name-server 8.8.8.8 8.8.4.4 1.2.3.4 5.6.7.8

E pronto! Servidores DNS configurados.

Configurar banners

Os banners são mensagens exibidas para usuários quando eles tentam se conectar ao roteador pela rede. Através destas mensagens você pode avisá-los sobre manutenção, regras relacionadas ao uso, instruções de segurança, etc.

Existem alguns tipos diferentes de banners que podem ser configurados no IOS:

  • exec: A mensagem do tipo exec é exibida quando uma sessão exec é iniciada;
  • incoming: Esta mensagem é exibida para usuários que se conectem ao roteador através do console ou linha auxiliar;
  • login: Este banner é apresentado depois do motd e antes de aparecer o prompt e é exibido em todos os terminais conectados;
  • motd: O banner motd (message of the day, mensagem do dia) é o banner mais comum e utilizado em dispositivos Cisco. A mensagem definida como motd, será exibida para todos os que tentarem se conectar ao seu roteador não importando a forma (Telnet, console, auxiliar, etc.).

Como você já deve ter percebido, a diferença entre os tipos de banners é o momento em que eles são exibidos. Como o motd é o único que sempre é exibido, não importa o modo de conexão, geralmente é ele quem eu uso. A não ser que você tenha que exibir mensagens diferenciadas para cada tipo de usuário, recomendo que faça o mesmo.

Para configurar o banner motd:

Osiris(config)# banner <tipo do banner> <caracter delimitador da mensagem>

Depois de definir o tipo do banner, você deve indicar qual caracter delimitará a mensagem que você vai digitar, ou seja, o caracter indicado no comando irá definir o fim da mensagem do banner. Por exemplo:

Osiris(config)# banner motd @
Enter TEXT message.  End with the character ‘@’.
Banner de teste do roteador Cisco!@

No exemplo acima, a mensagem definida é “Banner de teste do roteador Cisco!”. O “@” não é considerado parte da mensagem. Vale lembar que o caracter que você escolher não pode aparecer no texto que você quer definir como sendo o conteúdo do banner.

Todos os outros tipos de banners seguem a mesma lógica. Para verificar todos os tipos de banners suportados pela sua versão de IOS digite o comando:

Osiris(config)# banner ?

Esse comando irá exibir a lista de opções aceitas pelo comando.

Leia o resto do texto: Página 1 Página 2 Página 3 Página 4



Gostou do post? Então assine o feed RSS e não perca os próximos!






62 Comentários

  1. Ajustar relógio e configurar Syslog no Cisco IOS | Pedro Pereira

    19|Mar|2011 1

    [...] um servidor Syslog e um roteador com a configuração básica já feita (se não souber fazer isso, leia aqui como configurar um roteador Cisco) funcionais na sua rede. Quanto ao servidor NTP, você pode simplesmente configurar o servidor [...]

  2. Marcos

    28|May|2011 2

    excelente material, bem didatico.
    muito obg

  3. jessica nathany

    28|Oct|2011 3

    Legal gostei da postagem. Mas tenho uma dúvida. Estou aqui no meu serviço tentando resetar a senha de um Cisco Express 500 e ele não tem botão de mode. Como eu posso reseta-lo?

  4. Pedro Pereira

    29|Oct|2011 4

    Jessica,

    Não achei nada relativo a reset senha, apenas para resetar o switch para a configuração original: http://www.cisco.com/en/US/products/ps6545/products_tech_note09186a0080707fb0.shtml.

    Cuidado ao usar isso e acabar desconfigurando o switch inteiro hheeh

    []‘s
    Pedro Pereira.

  5. rodrigo

    05|Jan|2012 5

    oi instalei o roteador cisco modelo 120n wireless eu instalei ele no compurtador e pelo computador eu tenho acesso a internet e comprei um notebook core i7 no notebook aparece o sinal que criei no pc mas quando clica pra entrar na internet ele não se conecta a conexão ele acusa que a conexão da internet esta oculta como faço pra resolver este problema ??

    obrigado desde ja pela ajuda

  6. wilson

    23|Feb|2012 6

    bom dia,

    estou com um cisco 1720 e estou pegando broadcast na minha rede, ele acusa mas de que forma posso ver quem esta gerando?

    obrigado pela ajuda

    wilson

  7. Pedro Pereira

    28|Feb|2012 7

    @wilson,

    Para ver melhor o tráfego que está passando pela sua rede é uma boa idéia configurar uma SPAN port no seu switch e capturar o tráfego por 1 ou 2 horas utilizando uma ferramenta como o tcpdump. Depois, para analisar o que foi capturado você pode usar o Wireshark.

    []‘s
    Pedro Pereira

  8. Deco

    11|Apr|2012 8

    Boa noite, gostaria de uma ajuda tenho Cisco aironet 1200 mas não tenho experiencia com este tipo de equipamento, gostaria de saber se tem como acessar as configuraçoes via browse?eu tentei mas o ip não pinga?desde já agradeço..

  9. Pedro Pereira

    15|Apr|2012 9

    Deco,

    Não trabalhei com o Cisco aironet 1200. Mas pelo o que vi, basta que você logue nele (via Telnet, por exemplo) e ative a interface web com o comando “ip http server”. Aí basta você usar um browser e navegar para o IP que configurou no roteador.

    []‘s
    Pedro Pereira

  10. sergio

    25|Apr|2012 10

    Pedro bom dia,

    Como faço para COLAR uma configuração(script) no router(cisco 1905,1841,805) ???
    Existe algum programa especifico para isso ????

    Grato. sergio.

  11. Pedro Pereira

    26|Apr|2012 11

    @sergio,

    Você pode fazer isso usando o próprio Hyperterminal do Windows. Você teve algum problema quando tentou?

    []‘s
    Pedro Pereira

  12. Michael Lima

    02|May|2012 12

    Parabéns pelo tutorial. Está simples e MUITO objetivo.

    Gostaria que mais pessoas tivessem a mesma atitude que você, o mundo ser tornaria muito melhor em pessoas ajudando outras.

  13. Pedro Pereira

    03|May|2012 13

    Michael,

    Muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que tenha gostado. Tento fazer aqui do blog uma retribuição à comunidade que me ensinou tanto! :)

    []‘s
    Pedro Pereira

  14. O que são as ACLs ( Cisco Routers etc.. ) « fenixdragom

    19|May|2012 14

    [...] Todo o tráfego vindo da rede e entrando no roteador através de uma de suas interfaces de [...]

  15. carmon

    12|Jun|2012 15

    este e uma material mais ilustrativo no que diz respeito a configuracao dos roteadores

  16. Bruno santos

    16|Jul|2012 16

    como fazer um resete ao meu rout cisco esta blokeado quero desbloquear pork eu pede a minha pass.

  17. Pedro Pereira

    19|Jul|2012 17

    Bruno,

    Este link deve te ajudar: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=263989

    []‘s
    Pedro Pereira

  18. Angelica Julia

    26|Jul|2012 18

    Preciso do seu auxilio estou configurando uma rede com mascara 248 e quando 
    FastEthernet 0/0
    #ip address 1.1.1.13 255.255.255.248
    e permito o acesso
    #access-list 23 permit 1.1.1.0 0.0.0.248
    que tento acessar via telnet por essa porta e nao tenho acesso
     

  19. Pedro Pereira

    26|Jul|2012 19

    Angelica,

    Você tem certeza que aplicou a ACL na interface e direção que você precisa? Se não souber como, visita esse post aqui: http://www.pedropereira.net/mega-post-acls-entenda-de-uma-vez-por-todas/.

    []‘s
    Pedro Pereira 

  20. Armindo Isaias Bapolo

    06|Aug|2012 20

    Gostaria de freguentar um curso deste gosto muito

  21. Angelica Julia

    07|Aug|2012 21

    Valeu pela dica. Consegui o meu problema era as wildcards ou seja o valor certo de colocar na mascara.

  22. Angelica Julia

    13|Aug|2012 22

    Agora to precisando de sua ajuda de novo estou tentando criar vlans  e trunks vc nao tem nenhum passo a passo ai nao

  23. Pedro Pereira

    13|Aug|2012 23

    Angelica,

    Aqui no blog não tenho nenhum post sobre isso. Porém, este link pode acabar te ajudando: http://www.brainwork.com.br/blog/2009/03/16/configurando-vlan/.

    []‘s
    Pedro Pereira 

  24. Angelica Julia

    13|Aug|2012 24

    Valeu msm pela a dica

  25. Pedro Pereira

    18|Aug|2012 25

    Angelica,

    Sem problemas! Qualquer coisa é só deixar um comentário.

    []‘s
    Pedro Pereira

  26. Christiano

    20|Sep|2012 26

    Muito bom o tutorial, mas tenho uma dúvida, caso tenha dado problema no meu IOS e precise que seja reinstalado como faria?Tentei achar na net mas ate agora nada.
    Muito obrigado.
     

  27. Pedro Pereira

    20|Sep|2012 27

    Christiano,

    Você quer fazer o reimage e começar do zero? Se sim, esse link pode te ajudar: http://www.techrepublic.com/article/restore-the-cisco-ios-to-a-router/5623025. Só toma bastante cuidado pois é um processo bem delicado.

    []‘s
    Pedro Pereira.

  28. Marcos

    23|Sep|2012 28

    Eu gostaria de saber se alguém poderia ajudar-me em uma situação que para mim é inusitada. Eu configurei dois roteadores cisco-linksys de modelos diferentes, um é o E2500 e o outro é E3200.Ocorre que não consigo configurar nenhum dos dois quando estão na freqüência de 2.4GHZ para transmitir em 300 mbps, só alcançam 144MBPS, isso após ter mudado a largura da banda para automático 20mhz/40mhz, esses modelos na freqüência de 2.4GHZ não oferecem a opção somente de 40mhz. Para se ter uma idéia, eu cheguei a ficar mais de uma hora no telefone conversando com o suporte da cisco, e nem eles sabem o que acontece, ficaram de dar um retorno assim que, segundo eles, obtivessem uma resposta da matriz nos EUA. Pela falta de noticias, creio que nem eles sabem o que acontece e por essa razão solicito se possível uma ajuda de alguém aqui no blog.Agradeço antecipadamente. 

  29. james

    06|Nov|2012 29

    olá boa tarde a todos, tenho um modem a cabo Cisco Model DPQ-2160 e quando conecto meu Access Point wireless ou um hub a rede não é compartilhada, parece q o meu modem a cabo Cisco não estar roteado terei q configurá-lo pra compartilhar a conexão de internet ?
     
    agradeço a todos desde já.
     

  30. gilberto

    08|Nov|2012 30

    tenho  2 cisco para venda me ligue 11999414045

  31. Daniele

    10|Jan|2013 31

    Tenho internet+TV da operadora SIM e n consigo colocar no meu wirelles o sinal de meu modem cisco dpq2160. COnectando o cabo diretamente no notbook funciona perfeitamente mas no wirelles nao… oq fazer?

  32. Pedro Pereira

    16|Jan|2013 32

    Daniele,

    Aparentemente a questão é simplesmente configurar o seu roteador wireless corretamente. Você pode pedir uma ajuda pro seu provedor ou pagar algum técnico para te ajudar a resolver o problema. Talvez, procurando um pouco mais você encontre um guia na Internet de como configurar o seu modem.

     

    []‘s

    Pedro Pereira.

  33. Valcler Luiz

    18|Jan|2013 33

    Peciso ler as configurações padrao da telefonica em um cisco 1905.
    alguém sabe a senha de autenticação padrao que os técnicos usão ?
    obrigado!

  34. Pedro Pereira

    18|Jan|2013 34

    Valcler,

     

    Geralmente, se você ligar pra eles e informar que precisa saber de algumas configurações eles te passam pelo telefone. Em alguns casos, chegam até a criar contas “read-only” no roteador para você poder dar uma olhada. Entre em contato com eles e tente negociar! :)

     

    []‘s

    Pedro Pereira.

  35. Configurando Roteador CISCO no braço | W O D Consultoria

    15|Mar|2013 35

    [...] Fonte: pedropereira. [...]

  36. NuNo Junior

    05|Apr|2013 36

    Tenho um linksys e2500 e estou com o mesmo problema do Marcos, nao consigo conectar a rede para 300MBPS, ja reconheceu algumas vezes mas quando fui mudar de canal voltou para 144MBPS, e agora nao consigo mais voltar a utilizar com 300MBPS, gostaria muito de alguma ajuda pois ja tentei de tudo e nao vai.. Fico no aguardo muito obrigado..

  37. CARLA RAMOS

    09|Apr|2013 37

    Bom dia Pedro!

    Estou com um dilema com a NET VIRTUA.

    Tenho um modem cisco HABILITADO e FUNCIONANDO na net, cadastrado na cidade de NOVA IGUAÇU.

    Porem me mudei para um bairro do Rio de Janeiro e no local ja tem uma instalação NET, porem quando coloquei o modem no local ele não funcionou.

    Você sabe me dizer o porque?
    deve ser alguma configuração no modem ne?
    Tem como fazer essa configuração?

    Meu modem é o CISCO MODELO DPC3925/DOCSIS 3.0.

    OBS: Já liguei pra NET diversas vezes e eles sempre me enrolam dizendo que a area tecnica vai entrar em contato em ate 5 dias uteis para dizer se tem disponibilidade e agendar a instalação e eles NUNCA ligam!
    Lembrando que no local tem NET sim pois ja verifiquei, na casa onde moro tinha, os vizinhos tem e no local tem o cabeamento e a TAP  livres!!!

  38. Pedro Pereira

    13|Apr|2013 38

    NuNo,

    Já tentou resetar o modem? Talvez isso ajude… Infelizmente nunca vi este problema antes.

    []‘s

    Pedro Pereira

  39. Pedro Pereira

    13|Apr|2013 39

    Carla,

    Embora a instalação física possa estar lá, a Net precisa liberar o sinal para você poder usar o modem nesta infra já existente. O que precisa ser feito é fazer a mudança de endereço com a Net e agendar a visita do técnico para que ele libere o acesso junto à central.

    Espero que isso ajude :)

    []‘s

    Pedro Pereira

  40. Carla Ramos

    13|Apr|2013 40

    Muito obrigada pela resposta Pedro!

    Porém sigo nessa luta da MUDANÇA DE ENDEREÇO a quase 15 dias e ate agora ninguém de la consegue resolver meu problema. =/

    Sempre informam que a área técnica da NET vai entrar em contato comigo e ate hoje nada, ja liguei uma duzia de vezes e nada.
    Dei um ultimo prazo para eles até segunda agora.
    Vamos rezar, não custa nada!!rsrs

  41. Pedro Pereira

    13|Apr|2013 41

    Carla,

    É, pra tratar com a Net só com ajuda superior! hehehe Boa sorte! :)

    []‘s
    Pedro Pereira

  42. Entenda tudo sobre Firewall – Mega Post: O que são firewalls | RCSI

    20|Apr|2013 42

    [...] o seu emprego por causa de problemas que podem ser sanados usando uma simples linha na ACL doroteador. Preguiça é a inimiga número 1 da segurança da [...]

  43. reginaldo

    29|Jun|2013 43

    tenho um modem dm 9991ce e um roteador cisco 1905 , gostaria de aprender  como configuralo

  44. murilo

    03|Jul|2013 44

    olá, meu problema é o seguinte,pedi o pacote da Net internet(10mb) e telefone , dai eles instalaram de boa …
    passaram alguns dias e a internet começou a cair , quase toda hora cai a conexao..
    o modem que eles instalaram é o cisco DPC3925 …
    todos os dias tenho esse problema com internet, pra ela voltar eu tenho que reiniciar o modem cisco …
    aqui em casa sao dois computadores ,ou seja, os dois computadores ficam sem internet,mais uma coisa que eu ja percebi é que o sinal wifi fica normal no notebook da minha mae , o sinal wifi só cai se desligar o bendito da tomada kkk…
    isso acontece do nada , a internet cai e só volta se reiniciar o modem, outra coisa que ja notei é que os leds de cor laranja apagam onde ta escrito ETHERNET e tem os Numeros 1,2,3e4, porem o wifi continua a funcionar sem problemas..
    queria saber como posso resolver esse problema , agradeço desde já….

  45. Borba

    25|Jul|2013 45

    Boa Tarde, estou com um problema, tenho um roteador cisco system 800 series, sendo tenho uma internet banda larga, oi velox, empresarial com ip fixo, deu um tempo para cá o modem parou de funcionar e fica apenas o led CD piscando, e não sei configurar ele novamente para funcionar, vc pode me ajudar a configurar esse modem. Obrigado

  46. Gerson

    03|Aug|2013 46

    Oi. Tinha internet pela GVT e um modem Opticom DSLink 485 cujo wifi era muito fraco. Coloquei em uma das saídas do mesmo um roteador zinwell G220 o que melhorou muito o sinal wifi. Essa semana troquei a GVT pela NET e instalaram um modem CISCO DPC3925 e fiz a mesma instalação, pois este cisco consegue ser mais fraco ainda. Só que agora, quando conecto, a internet cai na saída do cisco por cabo, o wifi conecta mas não navega. Alguma configuração a fazer? O que pode estar acontecendo? Até testei desabilitar o wifi do cisco para ver se havia algum conflito de rede, mas não adiantou. Obrigado pela atenção.

  47. Bruno

    07|Aug|2013 47

    Carla,
     
    Quer resolver seu problema com a Net, liga direto na ouvidoria, com o numero de protocolo em maõs. Se mesmo assim não resolver entre em contato com a Anatel, garanto que seu problema vai ser resolvido.

  48. jayme

    20|Aug|2013 48

    Olá quero saber se o ROTEADOR CISCO DPC3925 é compatível com a IMPRESSORA HP M1132, não consigo colocar ele como print server.. alguém poder me ajudar?

  49. FATIMA

    29|Jan|2014 49

    não sei oq fazer pra encontra senha e nome padrão do meu roteador.
    éo cisco DPC 3925 da primeira vez mudei a senha so meu wifi e não precisou de nada
    so q agora não ta dando muito certo ja tentei todo tipo de senha e não deu certo
    me ajudem porfavor…

  50. Jose Eduardo

    09|Feb|2014 50

    Olá,  adquiri um roteador da Cisco Linksys E2500 , segui os passos de configuração , mas não consigo acesso a internet . Utilizo Speedy , quando desconecto o cabo do roteador recebo a mensagem de cabo desconectado, enfim segui o procedimento de desligar tudo esperar 2 minutos e reiniciar ,porem não tive exito . Como devo proceder , o que devo alterar para conseguir  realizar o funcionamento ?
     

  51. junior

    14|Mar|2014 51

    ola Pedro , queria te pedir vossa ajuda , estou configurando um roteador cisco(1941) e uma switch cisco (2960) , tenha duas subredes A , B , na rede A tenho 1 usuario , na rede B tenho 20 usuarios .a configuracao que tenho eo IP 192.168.25.0 ( somente este IP disponivel) , dividi em 2redes , A= 192.168.25.1 e  192.168.25.2 ( 255.255.255.252/30 )
    B = 192.168.25.1 ate 192.168.25.30 ( 255.255.255.224/27 ) . tenho o roteador na porta G0/0 ligado a rede A , na porta G0/1 ligado na porta da switch F0/24 indo para rede B .. meu  problema Pedro ,quando vou configurar os IP,S nas portas G0/0 e G0/1 do roteador ela me da uma mensagem de erro ( ip address overlap )..  obrigado ,, junior / sorocaba.sp – estudante cisco CCNA

  52. Pedro Pereira

    17|Mar|2014 52

    Junior,

    Aparentemente o problema é que o cálculo das máscaras de sub-rede tá dando problema e tem endereços se sobrescrevendo entre as duas redes. Refaça os cálculos que o problema deve se resolver.

    []‘s
    Pedro Pereira.

  53. Pedro

    15|Apr|2014 53

    Pedro,
    Tenho um Cisco E2500 e até pouco tempo estava funcionando normalmente mas não sei por que ele não passa mais o sinal de rede ( os computadores não conseguem achar mais o sinal dele ). Tem internet pois tirando o cabo do modem e ligando diretamente ao computador eu consigo internet. O que fazer se já resetei e utilizando o cd de configuração não consegui configurá-lo novamente. Dá a mensagem que não foi possível encontrar a rede.

  54. Nilson Torres

    08|May|2014 54

    obrigado pelas dicas de router é muito útil amigo, até mais

  55. willian

    18|May|2014 55

    tenho um roteador cisco, quando eu o ligo as luzes se acendem mas logo depois elas apagam ate mesmo a luz q indica que o aparelho esta ligado.
    o que devo fazer ?

  56. ricardo

    26|May|2014 56

    Boa tarde
    comprei um cisco 1905
    gostaria de saber se posso acessar ele pelo cabo de rede
    pois só veio um cabo azul serial

  57. avelino carlos da cruz

    11|Jun|2014 57

    Desculpa eu faco instalacao de rede normalmente eu so pa
    sso os cabos e faco as ligacoes quem faz a configuracao.
    é outra pessoa queria saber se o switch ja vem configurado ou se é necessario fazer uma configuracao.
    Desde obrigado e bom dia

  58. Antonio

    11|Jun|2014 58

    Boa tarde Pedro. Tenho instalado pela NET um Cisco DPC 3925. Observei que o equipamento apresenta uma entrada USB. tentei usá-la para conectar, via USBA, um HD externo e não consegui “ver” o HD, sequer aparece na tabela de dispositivos ligados. também tentei com Pendrive e nada. Você poderia ajudar-me a resolver este problema. Obrigado.

  59. Pedro Pereira

    12|Jul|2014 59

    Antonio,

    Essa entrada USB não é usada para conectar periféricos. Ela é usada para a manutenção do dispositivo em si.

    []‘s
    Pedro Pereira.

  60. Pedro Pereira

    12|Jul|2014 60

    Avelino,

    Geralmente o switch já funciona sem precisar de nenhuma configuração. Porém, para conseguir otimizar a performance da rede e também melhorar a segurança é necessário fazer a configuração dele sim.

    []‘s
    Pedro Pereira

  61. Pedro Pereira

    12|Jul|2014 61

    Ricardo,

    É necessário primeiro configurar através da porta serial e só depois você será capaz de se conectar a ele via rede.

    []‘s
    Pedro Pereira.

  62. Pedro Pereira

    12|Jul|2014 62

    Willian,

    Aparentemente é um problema de hardware. Pode ser necessário substituir o dispositivo.

    []‘s
    Pedro Pereira


Deixe seu comentário!

Acompanhe!

    Assine o feed:





Receba o conteúdo do site por e-mail! Você só recebe um e-mail quando há um novo post. Não se esqueça de confirmar através do e-mail que você vai receber!

Digite seu e-mail: